09.07.2012
O município de Getúlio Vargas (RS) realizou, entre os dias 18 e 22 de junho, a I Semana do Meio Ambiente. O momento foi bastante especial para o município, pois teve como objetivo chamar a sociedade civil para debater o tema. Na cidade, educandos e educadores do Programa AABB Comunidade não ficaram de fora e participaram da abertura do evento por meio de apresentações que encantaram a todos.
A Semana foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Educação, Cultura e Desporto, além do apoio da EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.
Empolgados com a participação, os educandos fizeram uma apresentação artística onde foram enfatizados princípios como os que norteiam a Carta da Terra (
clique aqui e saiba o que é a Carta da Terra), tudo isso por meio de coreografias bastante criativas e, por sinal, muito bem ensaiadas.
De acordo com a coordenadora local, Eleni Perin Morandini, a importância desta ação encabeçada pela Prefeitura se dá na medida em que este é um tema que envolve o cotidiano de todos. “Estivemos representados com 25 educandos e três educadores, e saímos de lá muito satisfeitos, pois tudo o que vimos vai ao encontro daquilo que, habitualmente, trabalhamos com nossas crianças, como a questão da reciclagem, plantio de mudas, horta sustentável e práticas afins”, explicou Eleni.
Na cidade, o Programa é responsável por cuidar de um canteiro de flores da praça central. Além disso, a equipe de educadores e educandos participam da conservação paisagística da “rotatória” próxima à agência do BB local, sempre com apoio de técnicos da EMATER e de um agrônomo do Banco.
Demais temas trabalhados pela Semana: