Programa em Patos de Minas promove Gincana da Amizade

17 dezembro 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Na segunda quinzena de novembro, o Programa Patos de Minas (MG) realizou a Gincana da Amizade, com atividades esportivas nas mais diversas modalidades como: futebol society, futsal, handebol, queimada, polo aquático, nado craul, dama, atletismo e xadrez, e atividades culturais e artísticas, como dança (melhor coreografia) teatro (dramatização dentro do tempo escolhido), confecções de cartazes e cartões temáticos e avaliação de conhecimento geral, matematização e linguagem escrita.

“Essas atividades são um meio de socialização entre os educandos que disputam as modalidades entre eles mesmos. Teve também a prova de arrecadação de lacre solidário e tampinhas de plástico para doação da campanha de cadeiras de rodas”, disse a Coordenadora Regina Márcia Dias.

Divididos em equipes, misturando todas as idades, o propósito da gincana não foi criar uma competição de ganhadores e perdedores, mas, sim, criar uma cultura em que todos possam participar alegremente de um trabalho coletivo, com espírito de equipe e solidariedade, uns ajudando aos outros, para juntos construir uma cultura de paz, amizade e respeito ao outro.

Cada equipe escolheu e criou seu grito de guerra para que a torcida se tornasse um grito de força e coragem. A gincana contou com abertura, entrada das delegações, entonação do hino nacional, acendimento da pira e juramento dos atletas, transformando o ambiente em um verdadeiro espírito olímpico, cuja principal regra era ser feliz, brincar, divertir e ser solidário.

No final da gincana, a equipe com maior pontuação foi homenageada com medalha de ouro, e as demais equipes receberam medalhas de prata.

De acordo com a Coordenadora Regina Márcia Dias, essas atividades são um meio de socializar as crianças e adolescentes. “O esporte é um verdadeiro condutor para a cidadania. O AABB Comunidade não é só ganhar um uniforme novo ou comprar mais uma bola, ele oferece mais condições e qualidade de vida para os educandos, por meio de ações esportivas de conscientização e prevenção. Por meio do esporte e cidadania eles aprendem o valor do respeito social mútuo e se tornam cidadãos de bem. Mesmo com a expectativa de que não possam sair daqui um atleta profissional, o benefício social é o maior dos resultados”, explicou.

A Presidente do Clube Joana Darc acredita que é possível transformar, por meio do esporte e cidadania, a realidade das crianças e adolescentes. “A escola, a cultura, o lazer e o esporte contribui de forma significativa na vida desses educandos. Estive presente no evento e pude acompanhar de perto a leveza com que foi conduzido esse trabalho, desde a abertura da gincana até o encerramento, na entrega das medalhas. Todos, com muito empenho, entusiasmo e responsabilidade, tanto dos educandos como dos professores, conduziram o evento de forma brilhante. A Gincana foi emocionante e propícia para o aprendizado dos alunos”, disse.

 

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Desenvolvido por Craque Comunicação