14.03.2012
Envolver comunidade, escola e família em ações que visam o crescimento com a perspectiva de integração solidária é um dos focos do AABB Comunidade Itaberaí (GO). Atendendo a 120 educandos, o Programa se destaca pelo engajamento da comunidade local que, sempre quando possível, realiza trabalhos voluntários nas dependências da Associação. Entre as muitas ações frutos da parceria, como o Projeto Pipas, Memória do Banco do Brasil e oficinas em geral, uma fez a diferença para o Programa: o Projeto Entrelaçar.
Realizado no dia 26 de janeiro, o Projeto Entrelaçar reuniu cerca de 40 bordadeiras da cidade para personalizar os kits de higiene pessoal dos educandos. A ação ocorreu na própria AABB e, na ocasião, foram apresentados vídeos das atividades promovidas durante todo o ano pelo Programa. Para finalizar o dia com uma confraternização, foi servido um pequeno lanche às bordadeiras voluntárias. Segundo Berenice Maria Lagares, coordenadora do AABB Comunidade, a ação só foi possível graças ao apoio da comunidade local.
“Fizemos todo o planejamento do Projeto e saímos de rua em rua para ver se conseguíamos convencer algumas mulheres para nos ajudar. A grande surpresa foi que, como os moradores são muito engajados, nem precisamos convencer a ninguém, pois as mulheres se voluntariaram espontaneamente”, explica. A ação também contou com a ajuda da Prefeitura Municipal, em especial, da subsecretária regional da Educação, Maria do Socorro.
“Conheço o Programa há 10 anos, e o vejo como muito especial para Itaberaí. O AABB Comunidade dá continuidade à educação que as crianças aprendem dos pais em casa e na escola, e, a partir disso, complementamos o cotidiano do educando trabalhando sempre munidos de políticas públicas educacionais para tirar as crianças das ruas e, além disso, instruir e educar com excelência”, ressaltou a subsecretária.