Último dia de 8° Encontro de Educadores

02.06.2014
O último dia de atividades do 8° Encontro de Educadores do Programa Integração AABB Comunidade, 30 de maio, começou com as Oficinas Mandala das Relações Educativas iniciadas no dia anterior (29). Trabalhadas durante toda a manhã em formato de dinâmicas de grupo, o objetivo foi aprofundar temas ligados à questão das relações interpessoais e de aprendizagem entre educadores e educandos.
 
Professora Stela Graciani
Pouco antes do almoço, a professora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC-SP, Stela Graciani, fez uma aparição surpresa aos participantes, cumprimentando cada educador pelo trabalho que eles desenvolvem em prol da infância e juventude no Brasil. “É preciso continuar desenvolvendo essa educação libertadora, uma nova pedagogia social e, para isso, é preciso ter coragem, cor, de coração, e agem, de agir”, defendeu. Stela foi muito aplaudida por todos e se despediu agradecendo de coração “a existência de cada um de vocês”, concluiu.
 
Escutatória
Na volta do almoço, os educadores participaram de uma escutatória sobre as principais questões que vieram à tona durante as Oficinas. E os questionamentos trazidos variaram bastante, desde estratégias para envolver mais o presidente da AABB e o gerente de agência de relacionamento, até assuntos relacionados à esfera da individualidade, como questões de gênero e sexualidade. Diante dos assuntos levantados, o assessor sênior da FBB Cláudio Brennand e o gerente da FENABB Daniel Carvalho promoveram um debate com os educadores.
 
Márcio Leopoldo: falando sobre Sexualidades
Encerrando as atividades pedagógicas do dia, o pesquisador Márcio Leopoldo, membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade (CEPCoS) e especialista em história das identidades sexuais e de gênero aprofundou o tema sexualidade com os participantes do Encontro. O assunto, apesar de ter grande importância numa sociedade plural, continua bastante delicado quando trabalhado com crianças e adolescentes.
 
“A educação sexual deve ser feita em uma perspectiva dialógica, de diálogo, sem estabelecer tabus. Repare que há 20, 30 anos, falar de sexo era um tabu. Hoje, contudo, a realidade é outra. Nossas crianças e adolescentes têm acesso a muito mais informações. Por isso mesmo, por mais que queiramos vendar os olhos dessas crianças, nós não conseguiremos e, por isso mesmo, é preciso enfrentar o assunto de frente”, afirmou Márcio.
 
Encerramento
Em seguida, o vice-presidente da área Socioeducativa / Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da FENABB, Marcelo Paim, juntamente com o representante da FBB, Cláudio Brennand, fizeram os apartes finais de encerramento deste 8° Encontro de Educadores. Uma efusiva salva de palmas, acompanhado pelo coro dos educadores ao som de canções populares representando as regiões do Brasil deram o tom da despedida!
 
Na avaliação do coordenador do Programa Edney Silva, esse Encontro deixará saudades. “Eu simplesmente me apaixonei por todos vocês. Esse foi um encontro extremamente produtivo e de grande valia para todos nós. Espero, daqui há dois anos, reencontrar muitos aqui e, no fim de minha vida, quero poder olhar pra trás e dizer que um dia eu fiz parte do AABB Comunidade e, com isso, mudei a história de muitas pessoas”, afirmou. Vale lembrar que Edney foi educando do Programa em Canindé (CE), onde hoje é coordenador pedagógico.
 
CLIQUE AQUI para conferir a galeria de imagens do 8° Encontro.
 
Veja as fotos:
  
 
RAF_0004_2.jpg  RAF_0044.jpg
  
  RAF_9850.jpg  RAF_9861.jpg
  
  RAF_9886.jpg  RAF_9931.jpg
  
  RAF_9958.jpg  RAF_9976.jpg
  
  RAF_9981.jpg  RAF_0047.jpg

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Desenvolvido por Craque Comunicação