Volta às aulas em grande estilo

25 janeiro 2019
Categoria
Notícias
Comentários  0

Os educandos do AABB Comunidade aproveitam muito o período das férias, brincam, realizam passeios e recarregam as baterias para mais um ano recheado de atividades desenvolvidas, com muita dedicação e empenho, por Coordenadores Pedagógicos e Educadores Sociais.

Para iniciar 2019 cheio de animação, elencamos, abaixo, algumas sugestões de ações para a volta às aulas:

  1. Recepção dos educandos

Aproveite o momento para mostrar às crianças e aos adolescentes que eles terão oportunidade de participar ativamente da Programa. Planeje momentos de escuta, para saber o que os educandos esperam deste ano letivo. Qual é a leitura que fazem do que o AABB Comunidade concede a eles e o que pode melhorar. Os alunos podem, inclusive, participar do processo de tabulação dessas informações, do planejamento e do acompanhamento de ações de melhoria que foram decididas em conjunto.

  1. Comece com calma

Voltar às aulas requer também um planejamento docente. Para os primeiros dias, a recomendação é que o grupo de Educadores não proponha muitas atividades escritas. A rotina precisa ser flexível, prevendo momentos de roda de conversa e interação entre a turma.

  1. Integração entre os alunos

A sugestão é que os educandos veteranos levem os novatos para fazer um tour pelas instalações do AABB Comunidade. Além de promover a integração, essa atividade também permite analisar a relação dos alunos com os espaços. E a proposta pode ir mais além, que tal convidar a garotada para organizar, junto com os Educadores, uma programação para a primeira semana de aulas?

  1. União entre todos

A sugestão é a realização de momentos culturais, jogos de diferentes modalidades, rodas de leitura, exibição de vídeos e mostras de atividades desenvolvidas no ano anterior, documentários e debates, para divulgar o calendário escolar. Com isso, os alunos sentem-se parte ativa desse grupo e se integram.

  1. Recepcionar a equipe de Educadores

A ideia é recepcionar Educadores e funcionários do Programa com um delicioso café da manhã. Em seguida, realizar uma reunião geral para conversar sobre a importância do trabalho de cada um. Vale relembrar atividades realizadas em anos anteriores e que deram certo graças a participação de todos, como por exemplo, as apresentações de música e dança dos educandos, as amostras pedagógicas feitas com a presença dos responsáveis e da comunidade, entre outras. Reserve também momentos para a equipe se manifestar e compartilhar as observações sobre o início das aulas e as demais ações que pretendem desenvolver ao longo de 2019.

Fonte: Gestão Escolar

Deixe uma resposta

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Desenvolvido por Craque Comunicação